História

O Projeto Aventura Social tem vindo a desenvolver diversas investigações e intervenções no domínio da promoção da saúde e comportamento social.

Constituído por uma equipa multidisciplinar de especialistas na área da educação, investigação, saúde e psicologia numa perspetiva de trabalho holística tem a supervisão científica da Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos.

Iniciou-se em 1987, no âmbito do que então se chamou Núcleo de Estudos do Comportamento Social na FMH/Universidade Técnica de Lisboa. Todos os projetos deste grupo tinham a parceria do Centro da Malária e Doenças Tropicais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.

Com o passar dos anos, os avanços das ciências, o estabelecimento de inúmeras parcerias e diversidade de investigações e intervenções, o Aventura Social passou a apresentar três grandes áreas de trabalho:

Aventura Social & Risco: Trabalho de elaboração e avaliação de programas de promoção de competências de relacionamento interpessoal em instituições fechadas (Estabelecimentos Tutelares de Menores, Escolas e Centros de Ensino Especial ou de apoio a crianças e jovens em risco, Hospitais Psiquiátricos, etc.). 

Aventura Social & Saúde: Projetos de investigação e monitorização, que pretendem ter impacto nas políticas de promoção e educação para a saúde nacionais e internacionais (redes europeias: Health Behaviour in School Aged Children/OMS, Kidscreen/EU, Tempest/EU, RICHE/EU, DICE/EU, YSAV/EU). O objetivo é o conhecimento dos comportamentos ligados à saúde e respetivos contextos e o desenvolvimento de programas.

Aventura Social na Comunidade: Desenvolvido a partir da necessidade de pensar um atendimento com base na ativação de recursos comunitários e participação das populações.

Todas as áreas incluem formação e supervisão de técnicos, famílias e jovens.

Com vista ao desenvolvimento de novos projetos na comunidade, uma Associação sem fins lucrativos foi criada, mas mantendo uma forte ligação com a FMH nos projetos de investigação e trabalho de campo relacionado com a Promoção da Saúde na infância e adolescência, educação e formação dos profissionais de saúde. No ano de 2015 foi-nos atribuída a condição de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).

A Aventura Social – Associação tem como missão a promoção da saúde integral (física, psicológica e social) e desenvolvimento saudável ao longo da vida, assente em três grandes pilares:

1) promoção de competências cognitivas, comportamentais, emocionais e de motivação;
2) promoção de suporte social através do envolvimento de famílias, comunidade e interajuda;
3) cidadania ativa no fomento de um maior envolvimento na comunidade e na promoção do  bem-estar. Dinamização de atividades para a comunidade, abrangendo várias faixas etárias e estatutos socioeconómicos.